Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 17 de dezembro
Publicado dia 02 de Dezembro de 2022 às 18:44 por Rafaela Carvalho
Modificado dia 02 de Dezembro de 2022 às 18:44 Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados. Declaração de imunização deve ser feita até 27 de dezembroA vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 17 de dezembro. A declaração de imunização pode ser realizada até dez dias após o fim do prazo, em 27 de dezembro.
A campanha foi prorrogada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após pedidos dos Estados do país por conta de atrasos na liberação e oferta de doses do imunizante.
A comercialização das vacinas contra a febre aftosa é realizada por estabelecimentos autorizados da iniciativa privada, cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A orientação é para que os produtores rurais não deixem de vacinar os animais e, caso tenham dificuldade para adquirir as vacinas, dirijam-se aos municípios mais próximos. Ao transportar a vacina, é preciso manter a temperatura ideal de 2 a 8 graus, utilizando gelo comum ou reciclável para o transporte.
Além disso, é solicitado aos produtores que façam o recadastramento dos animais que vivem nas propriedades rurais.
Conforme o Governo de Minas Gerais, a expectativa é de que 25,7 milhões de animais sejam vacinados no estado e que o índice de 95% de cobertura vacinal, superado nos anos anteriores, conforme o Estado, seja mantido.
Em caso de dúvidas, a orientação é procurar um dos escritórios do IMA. Na região, o mais próximo está localizado em Itamonte, na Rua Delfim Eugênio Pinto, 117. O telefone é (35) 3363 2164, e o e-mail, itamonte@ima.mg.gov.br.
Rafaela CarvalhoRafaela Carvalho é jornalista e coordenadora de redes sociais do site Serra das Águas. Atua como editora de veículos de comunicação online
Comentários