Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
Vaca dá à luz bezerras gêmeas em Pouso Alto
Publicado dia 28 de Abril de 2022 às 23:58 por Rafaela Carvalho
Modificado dia 28 de Abril de 2022 às 23:58 Caso, considerado raro, aconteceu no Bairro Berberia. Veterinários explicam que taxa de gestação gemelar em bovinos tem aumentado consideravelmente, possivelmente em decorrência da alta produção leiteira Faceira, uma bela vaca mestiça, do Sr. Paulo Edson Mota, pariu duas bezerras de uma vez. O caso considerado raro aconteceu na madrugada dessa quarta-feira (06), no bairro Berberia, em Pouso Alto. A mãe das gêmeas parece não estar se importando muito com a novidade. Ela e as filhas passam bem. Mussum, o pai, nem sabe o que está se passando. Já o proprietário está mais faceiro que a própria Faceira.
Segundo o Sr. Paulo Mota, que lida com gado há mais de 60 anos, o caso foi uma grande surpresa. "Até hoje, na minha vida, nunca tinha visto isso", afirmou ele. O Sr. Paulo informou que nem suspeitava de tal possibilidade. Inclusive, na véspera, ele a observou bem. "À tarde, quando ela estava indo pro pasto, achei que ela ia amanhecer parida. Mas não imaginei que ia ser duas crias. Quando fui buscá-la, tive essa grande surpresa", contou sorridente o proprietário. E completou: "agora vou cuidar bem das três, para, se Deus quiser, continuarem me dando alegrias".
De acordo com o médico veterinário Marcel Colombo, de Itamonte, o caso não é comum mas também não é tão raro mais. "A taxa de gestação gemelar em bovinos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos (5-15%). Como causas desse crescimento, estão a alta produção leiteira, visto que, quando há aumento de produção de leite as taxas de dupla ovulação também aumentam, assim como, importante crescimento do uso de biotecnologias da reprodução como inseminação artificial e transferência de embriões", explicou o veterinário. A esposa de Marcel, Lorena Sanches, que também é veterinária, disse que "a gestação gemelar pode ocorrer de duas formas: através da ovulação dupla ou múltipla, podendo resultar bezerros do mesmo sexo ou de sexos opostos, e outra forma ocorre no início da gestação quando o embrião se divide em dois originando gêmeos idênticos." Mas, nesse caso da Faceira, a fertilização foi de forma natural, com cobertura do touro quando ela teve cio espontâneo.
Rafaela CarvalhoRafaela Carvalho é jornalista e coordenadora de redes sociais do site Serra das Águas. Atua como editora de veículos de comunicação online
Comentários