Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
Rio Verde sofre degradação em vários trechos
Publicado dia 08 de Junho de 2022 às 22:29 por Luís Cláudio de Carvalho
Modificado dia 08 de Junho de 2022 às 22:29 Lixo, dragas e falta de estações de tratamento de esgoto são as principais causas de degradaçãoO ambientalista Ronipeterson Landim Costa afirmou em entrevista ao Serra das Águas que o Rio Verde sofre degradação em vários trechos. Lixo, dragas e falta de estações de tratamento de esgoto são as principais causas dessa degradação. Segundo o entrevistado, entre Passa Quatro e Itanhandu, o Rio Passa Quatro, afluente com mais volume de água que o próprio Rio Verde, tem uma grande quantidade de resíduos sólidos em seu leito e margens. "Só pneus deve ter uns 300", afirmou Roni. Segundo ele, à medida que vai descendo, a situação agrava. "Muito lixo, dragas... o trecho de São Lourenço é o pior", completou o ambientalista.
Roni, como é conhecido, atendeu o site participando de uma live no Instagram, diretamente da sua casa em cima do Rio Verde. Ele está terminando de construir e legalizando uma casa flutuante, que fica situada entre Varginha e Elói Mendes, próxima à Ponte dos Buenos.
O ambientalista conta toda a sua história com o Rio Verde, sua luta para preservá-lo e para a conscientização dos cidadãos e autoridades públicas. Roni já fez cinco expedições pelo Rio Verde e está preparando a sexta. Ele fala, também, sobre seu projeto de construção de ecobarreiras flutuantes e reclama da falta de apoio e de ações do poder público. "Fazem muitos planos, mas executam poucas ações", reclamou Roni.
A entrevista completa pode ser acessada no Instagram:
instagram[https://www.instagram.com/p/Cej9nkzl4RN]
Luís Cláudio de CarvalhoLuís Cláudio de Carvalho é fundador do site Serra das Águas e bacharel em Administração Pública. Tem experiência como Coordenador de Turismo e Cultura, Secretário de Governo e Ouvidor Municipal
Comentários