Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
PM captura animal silvestre na cidade de Itamonte
Publicado dia 23 de Maio de 2022 às 20:22 por Luís Cláudio de Carvalho
Modificado dia 23 de Maio de 2022 às 20:22 Embora comum na região, o animal de pequeno porte vive em locais de vegetação cerrada, geralmente às margens de córregos e riosA Polícia Militar foi acionada a comparecer no bairro Vila Nova, em Itamonte, onde um animal silvestre se encontrava em uma residência. Os militares que compareceram ao local fizeram a apreensão do animalzinho. Eles se dirigiram à sede do Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, onde foi constatado tratar-se de um filhote de irara. Na sequência, ele foi levado para o bairro Coura, onde foi solto à margem do rio.
Irara é um carnívoro da família dos mustelídeos, de mamíferos carnívoros como ariranhas e lontras. Pode medir uns sessenta e cinco centímetros de corpo, fora a cauda. Seu nome científico é Eira barbara. O nome popular irara vem da junção dos termos tupis i'rá (mel) e rá (tomar). Já o nome científico da espécie (Eira) tem origem na língua guarani. No Brasil também é chamada de papa-mel, um dos seus alimentos preferidos. Ela come até as abelhas recém nascidas. Mas come pássaros, ovos e até pequenos mamíferos.
Não é muito amiga dos fazendeiros pois ataca galinheiros, bebe o sangue e come a carne das galinhas, patos e marrecos, além de comer ovos e pintinhos. A espécie tem distribuição geográfica bem ampla, ocorrendo desde o centro do México até o norte da Argentina. É tipicamente florestal, abrigando-se em ocos de árvores e troncos, e em tocas feitas por outros animais. No Brasil, a irara ocorre em quase todo o território, habitando principalmente áreas de vegetação mais densa nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga e Pantanal. A espécie já foi registrada em mais de 40 unidades de conservação brasileiras.
Luís Cláudio de CarvalhoLuís Cláudio de Carvalho é fundador do site Serra das Águas e bacharel em Administração Pública. Tem experiência como Coordenador de Turismo e Cultura, Secretário de Governo e Ouvidor Municipal
Comentários