Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
Parque Natural Municipal Garganta do Registro é criado em Itamonte
Publicado dia 21 de Setembro de 2022 às 16:02 por Rafaela Carvalho
Modificado dia 21 de Setembro de 2022 às 16:02 Lei que oficializa criação da unidade foi assinada pelo prefeito do município nesta semana; entre os objetivos estão garantir conservação da Mata Atlântica e estimular o turismo na regiãoO prefeito de Itamonte, Alexandre Augusto, assinou, nesta semana, a lei que dispõe sobre a criação do Parque Natural Municipal Garganta do Registro. Com a oficialização da unidade de conservação como um parque municipal, a prefeitura visa a garantir a conservação do bioma Mata Atlântica nos 60 hectares que compõem o parque, além de estimular o ecoturismo na região da Serra da Mantiqueira.
Conforme vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura, a assinatura da lei, elaborada pela Diretoria de Desenvolvimento Ambiental, é um ato “de suma importância ambiental”, uma vez que protegerá nascentes de água que abastecem o Rio Capivari. Ainda conforme a Prefeitura, o parque tem importância histórica, uma vez que no local que compreende o parque funcionava o Registro do Picu.
“Foi uma luta de quase dois anos. Desapropriamos a área que está entre a BR, lá no alto da Garganta do Registro, até o Parque Nacional. (...) É importante sob todos os aspectos: das nascentes, pois é onde temos as principais nascentes que abastecem o Rio Capivari, mas também como uma área histórica do município, onde se situava o Registro do Picu. Então é um momento muito importante que eu queria deixar registrado para vocês todos. Muito obrigado a todos que estão envolvidos nisso e também à população, que deu todo o apoio”, disse o prefeito Alexandre, no vídeo.
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1663786896-garganta do registro 2.jpeg]
##Biodiversidade e conservação ##
De acordo com o estudo técnico elaborado pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura, composta pela diretor Andressa Santos Chaves e pelo chefe do setor de Fiscalização e Regularização Fundiária, Junior Vieira França, “a criação do Parque Natural Municipal da Garganta do Registro, com 61,53 hectares, fortalece os corredores de biodiversidade, busca conservar os remanescentes de ecossistemas e apoiar o desenvolvimento sustentável em seu entorno.”
Ainda segundo o estudo, há uma grande diversidade de espécies consideradas importantes para a conservação da Mata Atlântica no parque, com espécies consideradas chaves para os ecossistemas regionais. Além disso, o parque faz divisa com o Parque Nacional do Itatiaia, área também considerada de grande importância para a conservação da biodiversidade brasileira.
Além da biodiversidade, o estudo técnico também destaca que Itamonte é um município com riqueza hídrica, sendo que “a disponibilidade hídrica, associada à localização geográfica, próxima a grandes centros, atribui à área um importante papel, pois as águas geradas na Mantiqueira fornecem o abastecimento para parte dos maiores sistemas públicos de água do Brasil.”
##Ecoturismo##
O terceiro ponto que justifica a criação do parque municipal, de acordo com o estudo técnico realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Ambiental, é o ecoturismo. O documento aponta que Itamonte já está inserido em um contexto propício para a realização de atividades turísticas ligadas a elementos naturais em função de seu potencial natural, “representado por dezenas de cachoeiras, trilhas, maciços rochosos, caminhos históricos e naturais.”
Desta forma, a criação do parque municipal, dentro do Circuito Turístico das Terras Altas da Mantiqueira e abrangido pela Estrada Real, além de sua localização próxima ao Parque Nacional do Itatiaia, “contribuirá para a diversificação e fortalecimento da economia local.”
Em sua publicação nas redes sociais, a Prefeitura também destacou a importância do Parque Natural Municipal da Garganta do Registro para o turismo e a cultura de Itamonte. “Temos certeza que não só o meio ambiente ganha com esta grande aquisição, como também o turismo e toda população no geral. Teremos mais um ponto turístico e histórico em nossa cidade.”
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1663786902-garganta do registro 3.jpeg]
Rafaela CarvalhoRafaela Carvalho é jornalista e coordenadora de redes sociais do site Serra das Águas. Atua como editora de veículos de comunicação online
Comentários