Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
"Nosso objetivo é a integração cultural da região"
Publicado dia 18 de Agosto de 2022 às 10:39 por Rafaela Carvalho
Modificado dia 18 de Agosto de 2022 às 10:39 Afirmação é do produtor teatral e um dos organizadores do I Festival Prosa e Verso de Itanhandu, Renato Carneiro. Ele fala sobre o festival, seu trabalho na área das artes e da cultura e sobre a peça Amantikir - a Lenda da Serra que ChoraO itanhanduense Renato Carneiro Fonseca, formado em Artes Cênicas e Administração, é também autor e criador da peça Amantikir - a Lenda da Serra que Chora. Com experiência também na gestão pública, Renato, que já atuou como secretário de Turismo e Cultura de Itanhandu entre 2017 e 2019, participa da organização do I Festival Prosa e Verso de Itanhandu.
Em entrevista ao Serra das Águas, o administrador de empresas e produtor de peças teatrais falou sobre o I Festival Prosa e Verso de Itanhandu, que acontece no sábado (9), a partir das 9h, na Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura Dilza Pinho Nilo. De acordo com Renato, "o objetivo do grupo é a integração cultural da região".
Renato Carneiro falou também sobre a peça Amantikir - a Lenda da Serra que Chora, de sua autoria e direção, que será exibida em algumas cidades das Terras Altas da Mantiqueira e participará da FLIPOÇOS, em Poços de Caldas, dia 11 de setembro.
Entre outros assuntos, o entrevistado abordou, também, a necessidade da integração regional e a cultura artística de um modo geral.
##Saiba mais##
Renato Carneiro Fonseca atuou como secretário de Turismo e Cultura de Itanhandu entre 2017 e 2019, mesmo período em que foi presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Itanhandu. De 2018 a 2019, também foi presidente do Conselho Municipal do Turismo.
Na área das artes, Renato é diretor e produtor da Encenação da Paixão de Cristo em Itanhandu desde 2013. Também trabalhou nas peças O Retorno ao Deserto (2010) e Caminhos (2011), e atuou na direção do musical Os Saltimbancos (2013). Em 2019, recebeu o Prêmio Mestres da Cultura, do Ministério da Cultura, e em 2022, atuou na direção e na adaptação d'O Pequeno Príncipe Nordestino (2022).
Renato Carneiro também é autor e diretor da peça Amantikir - A Lenda da Serra Que Chora, que integra o projeto Rede de Cidades Criativas, através da cidade de Poços de Caldas. Ele ainda é integrante da Academia Caxambuense de Letras e Fundador do Grupo Prosa e Verso, em Itanhandu. Atualmente, em São Paulo, trabalha no Santander, e ministra oficinas e workshops na rede de sistema S (Sesc).
##Confira a entrevista completa:##
instagram[https://www.instagram.com/p/ChYTpdrF6QU]
Rafaela CarvalhoRafaela Carvalho é jornalista e coordenadora de redes sociais do site Serra das Águas. Atua como editora de veículos de comunicação online
Comentários