Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
Médico do Hospital São Lourenço vai representar o Brasil em revista internacional
Publicado dia 24 de Junho de 2022 às 10:54 por Rafaela Carvalho
Modificado dia 24 de Junho de 2022 às 11:05 Dr. Alexandre Ferreira Oliveira, membro do corpo clínico do hospital há mais de dez anos e diretor de relações institucionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, foi convidado para ser editor do Journal of Surgical OncologyO cirurgião oncológico Dr. Alexandre Ferreira Oliveira, que atua no Hospital de São Lourenço há mais de dez anos e é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e diretor de relações institucionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, foi convidado para ser editor da linkExterno[https://onlinelibrary.wiley.com/toc/10969098/2022/126/1](edição especial do Journal of Surgical Oncology,) um dos periódicos de cirurgia oncológica mais importantes do mundo. Esta é a terceira vez, em 53 anos da publicação, que um profissional que atua no Brasil aparece na capa do periódico. Em entrevista ao site Serra das Águas nesta quinta-feira (23), o médico e diretor de relações institucionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica falou sobre a importância do convite, além da expectativa para o credenciamento do município de São Lourenço no serviço de oncologia por meio do SUS.
De acordo com Dr. Alexandre, o Journal of Surgery Oncology deve estar entre um dos três periódicos de cirurgia oncológica mais importantes do mundo. Ele explicou que, a cada dois anos, um número especial é publicado fazendo relação à Semana de Oncologia, que é o terceiro maior congresso de oncologia do mundo. “No caso do Brasil, ele reúne as especialidades de radioterapia, oncologia clínica e cirurgia oncológica, que compõem o tripé do tratamento dos tumores sólidos. E a edição deste ano do periódico, correspondente aos melhores trabalhos de 2021, fez um convite para mim, para o Dr. Rodrigo Nascimento Pinheiro e para o Dr. Flávio G. Rocha”.
Para Dr. Alexandre, o chamado para ser editor convidado é motivo de orgulho. “O Steven Sener é o editor-chefe da revista. Já participamos de congressos juntos, e ele nos fez esse convite. Ficamos muito orgulhosos. É um convite muito importante, não só para a gente, mas também para a região de São Lourenço, da qual, com muito orgulho, faço parte do corpo clínico há mais de dez anos por meio do Hospital São Lourenço”.
##Serviço de oncologia do Hospital São Lourenço##
Atualmente, São Lourenço e região vivem a expectativa do credenciamento do município para a realização de tratamento oncológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, o Hospital de São Lourenço já oferece o serviço de forma privada, serviço esse que teve início com o próprio Dr. Alexandre e outros colegas da área.
“Eu já trabalhei um tempo em Alfenas quando me formei e fazia doutorado na USP em Ribeirão Preto. Já conhecia a região e alguns casos no Hospital da Unifenas. Nessa ocasião, recebi um convite do Dr. Estevão Luiz, que era diretor clínico do Hospital de São Lourenço, para iniciar um trabalho lá. Percebendo que entre Juiz de Fora e Varginha não havia nenhum serviço de oncologia, e sabendo da tradição do Sul de Minas de ter bons médicos e um bom corpo clínico, e sendo São Lourenço uma referência para a região, eu propus para o Dr. Gabriel Dias Pereira Filho, que era o provedor do hospital, e para a Dra. Eloisa Azalini Máximo, para montarmos um serviço de oncologia. Tive como grande parceiro o Dr. Eric Delfraro de Paula Castro, que é hematologista na região, e demos início à confecção de um serviço”, conta.
Segundo Dr. Alexandre, a princípio, este serviço não prestaria assistência ao SUS, pois a equipe sabia da dificuldade para obter o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, mas o foco era levar um bom serviço de medicina para a região, “principalmente para os pacientes que tinham que viajar para serem tratados em outros lugares”, destaca. “Então iniciamos um serviço privado onde se faz o tratamento quimioterápico, imunoterápico e de hormonioterapia, e de uns tempos pra cá agregamos alguns outros colegas no serviço”, diz Dr. Alexandre, citando diversos membros do serviço.
##‘Conquista muito grande’##
Sobre a expectativa do credenciamento do serviço ao SUS, Dr. Alexandre ressalta que é uma conquista muito grande, não só para São Lourenço, mas para toda a região. “ Sabemos que há regras que têm que ser cumpridas. Mas agora tivemos a notícia dessa possibilidade, e acho que é uma conquista muito grande, inclusive do Município de São Lourenço, por meio da Secretaria de Saúde, de junto, a Lavras, requerer uma parte da cota para que os pacientes sejam tratados. Não só do ponto de vista de infusão, das drogas necessárias para fazer quimioterapia, mas também de cirurgia oncológica, para que os pacientes não precisem se deslocar para fazer tratamento em outras cidades, a não ser quando precisar fazer radioterapia. Mas uma vez que o serviço seja implementado, por que não colocar um serviço de radioterapia também?”, conjectura.
“Falo de São Lourenço porque é o maior município da região, mas, na verdade, o serviço não é do hospital, é de todo mundo, de toda uma região. Quando se fala em SUS, às vezes as pessoas ficam desconfiadas, mas a oncologia presta um serviço de qualidade. O mesmo paciente que eu opero em São Lourenço, eu opero no Hospital Universitário de Juiz de Fora e opero na minha clínica privada. É a mesma cirurgia, não muda em nada. E o Hospital de São Lourenço tem um corpo clínico muito bom, além de um serviço de terapia intensiva, de imagem, e de oncologia muito bons, altamente capacitados. Só falta mesmo a questão burocrática, que está se resolvendo”, comemora.
Dr. Alexandre aproveitou para parabenizar o trabalho que o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, vem prestando para a realização deste sonho para São Lourenço e região “Sou do corpo clínico de São Lourenço há mais de dez anos, e o Mauro, desde sempre, está ajudando a região inteira, não só São Lourenço, mas os municípios circunvizinhos. Ele vem fazendo um excelente serviço junto ao Governo federal”, elogia.
*LEIA MAIS:*
- linkInterno[https://serradasaguas.net/noticias/ler/tratamento-oncologico-pelo-sus-em-sao-lourenco-esta-perto-de-virar-realidade](Tratamento oncológico pelo SUS em São Lourenço está perto de virar realidade)
- linkInterno[https://serradasaguas.net/noticias/ler/nova-recepcao-do-hospital-sao-lourenco-entra-em-funcionamento](Nova recepção do Hospital São Lourenço entra em funcionamento)
*Confira a entrevista completa com o Dr. Alexandre no Instagram:*
instagram[https://www.instagram.com/p/CfKnFXklSLM]
Rafaela CarvalhoRafaela Carvalho é jornalista e coordenadora de redes sociais do site Serra das Águas. Atua como editora de veículos de comunicação online
Comentários