Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
Itamonte homenageia os tropeiros da Mantiqueira
Publicado dia 30 de Dezembro de 2024 às 15:42 por Luís Cláudio de Carvalho
Modificado dia 30 de Dezembro de 2024 às 17:40 Instalado pela Prefeitura Municipal, o Monumento ao Tropeiro da Mantiqueira evidencia a importância dos pioneiros nos transportes de mercadorias e criação de vilas na região das Terras Altas da Mantiqueira.A Prefeitura Municipal de Itamonte instalou em umas das entradas da cidade o Monumento ao Tropeiro da Mantiqueira. O empreendimento faz parte do projeto de resgate da história do município, criado e implantado pelo Prefeito Alexandre Augusto Moreira Santos, e visa homenagear os pioneiros nos transportes de mercadorias e criação de vilas na região das Terras Altas da Mantiqueira. O prefeito, que é professor universitário, fez também o lançamento do livro "De Itapicú a Itamonte - Histórias e Memória". Na elaboração do livro, ele contou com a parceria do Prof. Paulo Paranhos. Na obra eles contam a história do município desde os primórdios até o século XX. Segundo Alexandre, "o primeiro nome de Itamonte foi Itapicú. Picú veio depois como uma abreviação."
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1735580195-Tropeiros da Mantiqueira III.jpeg]
De acordo com o prefeito, "a história do município teve início com o trajeto criado pelos tropeiros, partindo de Capivari com destino ao litoral, especialmente ao Rio de Janeiro, então capital do Império, para o transporte de produtos da região". "Para fugir da fiscalização, que ficava em Passa Quatro, na divisa de Minas com São Paulo, eles cortavam caminho por aqui", explica ele. "Por volta de 1.750 a 1.800, com o desenvolvimento das fazendas da região, os materiais saíam e chegavam em lombos de burros e mulas, que formavam as tropas. Os comandantes desses grupos de animais eram os tropeiros. Eles transportavam fumo, principal produto da região naquela época, e traziam sal, tecidos e outros produtos inexistentes aqui", complementou o professor prefeito. Ele afirma que naquele tempo chegava a passar pela Garganta do Registro cerca de 500 burros por dia.
Os tropeiros, com seus burros e mulas, assim como os carreiros com seus carros de boi, foram muito importantes para o desenvolvimento da região da Mantiqueira. Mesmo com a chegada de outros meios de transporte, durante muitas décadas, eles foram os principais utilizados na região sul de Minas.
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1735580183-Tropeiros da Mantiqueira II.jpeg]
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1735583570-Tropeiros da Mantiqueira IV.jpeg]
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1735580310-Placa inaugural monumento.jpeg]
Luís Cláudio de CarvalhoLuís Cláudio de Carvalho é fundador do site Serra das Águas e bacharel em Administração Pública. Tem experiência como Coordenador de Turismo e Cultura, Secretário de Governo e Ouvidor Municipal
Comentários