Serra das Águas é um espaço destinado a publicações sobre municípios das Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é mostrar seus históricos, suas belezas e os acontecimentos que os envolvem, promovendo integração, incentivando o Turismo e a preservação do meio ambiente
Cristo ao Vento está na Igreja do Ribeirão
Publicado dia 02 de Feveiro de 2024 às 15:41 por Luís Cláudio de Carvalho
Modificado dia 30 de Maio de 2024 às 19:29 O Cristo ao Vento foi levado para a Igreja do Ribeirão. Permanecerá lá até sua instalação definitiva do monumento no Morro do Macaco, prevista para o final de março. Haverá três missas na Capela nesse períodoA escultura Cristo ao Vento foi levada para a Capela de São Sebastião, na Comunidade do Ribeirão. Permanecerá na Igreja até a instalação definitiva do monumento no Morro do Macaco, prevista para o final de março. Durante o permanência da imagem na Capela, de acordo com o calendário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Pouso Alto, haverá três missas. A primeira será no sábado, dia 3, às 19h30, quando a imagem será abençoada. A segunda será no dia 14, Quarta-feira de Cinzas, às 7h da manhã. E a terceira dia 20, às 19h30.
De acordo com Sandra Domenico Marceo, esposa do autor da obra, Floreal Arias, a ideia de levar o Cristo ao Vento para a Igreja do bairro é para que as pessoas possam conhecer a escultura antes de ser instalada no Morro do Macaco. "Diante da manifestação de muitos que querem apreciar a obra antes de ser levada para o local definitivo, decidimos por deixá-la por um período na Capela", afirmou Sandra. Ela complementou dizendo "que muitos não conseguirão subir até o Morro do Macaco, devido à distância e à altitude, bem como à falta de um caminho adequado".
Floreal Arias, autor do monumento, explica que a estrutura está quase pronta, mas não pode precisar a data da subida da imagem, porque isso ainda depende de outros fatores. "Existe uma previsão para instalação definitiva do monumento no início de março, mas não podemos definir a data ainda. Embora a cruz já esteja montada e fixada no local, ainda temos que concluir a estrutura. Dependemos das condições climáticas e do planejamento da logística para a subida, visto que terá que ser a pé e carregando a escultura, o que demanda da ajuda de muitas pessoas", enfatizou o artista.
O Cristo ao Vento foi idealizado pelo Geraldo Mancilha, com base em um monumento existente no Vale D'Aosta, na Itália. A ideia foi abraçada pelo artista Chileno Floreal Arias, morador do bairro Ribeirão. Floreal conta que há seis anos, mais ou menos, ele se propôs a fazer algo diferente em prol do bairro que escolheu para morar e surgiu a ideia do monumento. "Quando viemos pra cá, após os primeiros contatos com os moradores do bairro, decidi fazer algum trabalho que desse visibilidade ao Ribeirão e trouxesse visitantes ao local. Conversando com o Geraldinho, surgiu a ideia do Cristo ao Vento. Hoje, o projeto é uma realidade. Faltando apenas a instalação", declarou o artista. Segundo ele, pelo tipo do monumento, a instalação teria que ser no alto de um morro. E a definição desse local foi o maior problema. "A escultura e a grande cruz onde será afixada já estão prontas há uns três anos. Já tivemos, inclusive, outras previsões de datas para instalação. O problema foi encontrar o local adequado e permitido pelos proprietários. De início, seria no Morro do Alegre, o local mais alto pretendido. Não deu certo. Um dos motivos foi o acesso. O principal não contemplava a passagem pelo bairro. A segunda opção foi o Pico do Rachado. Tivemos problemas com o licenciamento ambiental, especialmente por estar no perímetro do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Depois analisamos outros locais. Enfim, graças aos proprietários da área escolhida no Morro do Macaco, Francisco Henrique da Silva e José Carlos Lúcio, temos um local definido ", afirmou Floreal.
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1706899018-Cristo.jpeg](https://serradasaguas.net/data/news/1706899018-Cristo.jpeg)
Desde a definição do local, alguns moradores do Ribeirão têm trabalhado constantemente com o artista, para concluir o projeto. "Muitas pessoas estão nos ajudando. Os materiais para a estrutura foram levados em lombo de burro, a cruz foi levada de carro de boi, em breve, todos juntos, levaremos o Cristo", concluiu Floreal.
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1696189828-5630780d-f643-47f3-93c4-a931d25bb720.jpeg](https://serradasaguas.net/data/news/1696189828-5630780d-f643-47f3-93c4-a931d25bb720.jpeg)
Luís Cláudio de CarvalhoLuís Cláudio de Carvalho é fundador do site Serra das Águas e bacharel em Administração Pública. Tem experiência como Coordenador de Turismo e Cultura, Secretário de Governo e Ouvidor Municipal
Comentários