Artesã de Virgínia que restaura bonecas iniciou trabalho na pandemia
Publicado dia 07 de Setembro de 2022 às 17:05 por Rafaela Carvalho Modificado dia 07 de Setembro de 2022 às 17:05 Maria das Dores Oliveira Freitas, conhecida como Dorinha, já fazia artesanato, mas começou a trabalhar com bonecas quando ganhou um saco de lixo cheio delas
A artesã Maria das Dores Oliveira Freitas, mais conhecida como Dorinha, é moradora de Virgínia, onde atua há 13 anos com decoração de festas infantis e casamento. Experiente no ramo de artesanato, já que também produzia materiais para escolas, Dorinha acabou descobrindo outro talento em meio à pandemia de Covid-19: a restauração de bonecas.
O trabalho começou com bonecas que estavam em um saco de lixo e foram doadas a ela por uma mulher que a contratou para decorar uma festa infantil, em 2021. A partir daí, Dorinha foi descobrindo técnicas e aperfeiçoando o trabalho de restauração, que hoje já é conhecido em várias cidades da região e no Vale do Paraíba.
Em entrevista ao site Serra das Águas, Dorinha conta que trabalhava na Prefeitura de Virgínia e que, por isso, não tinha muito tempo para o artesanato, apesar de já fazer materiais para escolas e atuar na decoração de festas. “Logo quando começou a pandemia, eu aposentei, mas antes eu trabalhava na Prefeitura e quase não tinha tempo, mas sempre gostei de artesanato. Eu mexia com decoração de festas infantis e de casamentos. Também trabalhei por muitos anos em escola, e nas datas comemorativas era sempre eu que fazia os materiais de artesanato”.
Na pandemia, Dorinha começou a fazer máscaras de tecido para proteção contra a Covid-19. Em 2021, quando já não havia tantas demandas de máscaras e algumas festas voltaram a ser realizadas, ela foi chamada para organizar um chá de bebê, ocasião em que recebeu um saco de lixo cheio de bonecas. “Eu arrumei uma, postei no Facebook, e nunca mais parei”, diz.
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1662580503-bonecas dorinha 3.jpeg](Nas redes sociais, Dorinha posta o "antes e depois" dos reparos [Foto: Luís Cláudio de Carvalho])
Desde então, Dorinha posta as restaurações de bonecas que faz em suas redes sociais, e começou a ser procurada cada vez por mais pessoas. “As pessoas me pedem para arrumar muitas bonecas, e já atendo várias cidades da região, como São Sebastião do Rio Verde, Pouso Alto, Itanhandu, Itamonte, São Lourenço, e até mesmo de São José dos Campos. Tem gente vindo de todo lugar me procurar”, comemora.
No trabalho de restauração, ela tira manchas, conserta olhos e outros pontos deficitários, como enchimentos rasgados, e reforma e cria roupinhas. “Conserto qualquer tipo de boneca. Sempre inicio tirando o enchimento das bonecas, lavando separado, e depois lavo as bonecas e tiro as manchas, como tintas de caneta, por exemplo. Uso bastante cloro, pomada acetona e cola para fazer as restaurações, e máquinas de costura e tecidos para as roupinhas.”
##Criação própria e fantoches ##
Para além da restauração de bonecas usadas, Dorinha também faz bonecas de pano, como a boneca 3 em 1 da Chapeuzinho Vermelho. De um lado, a boneca é da Chapeuzinho Vermelho, conhecida por seu capuz e capa vermelhos. Do outro lado, ganha vez a Vovozinha, com sua camisola e touca de dormir. E o terceiro personagem, que também aparece ao virar a boneca, é o Lobo Mau, que, na história infantil, “come” a Vovozinha e se passa por ela para enganar Chapeuzinho.
imagem[https://serradasaguas.net/data/news/1662580508-bonecas dorinha 4.jpeg](Boneca 3 em 1 da Chapeuzinho Vermelho se transforma também na Vovozinha e no Lobo Mau [Foto: Luís Cláudio de Carvalho])
Dorinha conta que, para criar a boneca, muito utilizada por escolas e professores para contar a história, ela se inspirou em uma boneca menor que a sobrinha ganhou. “Minha sobrinha ganhou uma pequenininha. Então eu pesquisei na internet uma maior e não achei, mas resolvi fazer. Já fiz bastante dessa boneca, que inicialmente é a única 3 em 1, mas trabalho com personagens de outras formas. Agora, por exemplo, estou montando os Três Porquinhos.”
##Assista o vídeo:##
instagram[https://www.instagram.com/p/CiN9bszJed9]
Dorinha também tem um projeto de começar a fabricar fantoches, que também poderão ser usados para contação de histórias.
Para conhecer o trabalho de Dorinha, linkExterno[https://www.instagram.com/doriart4.](acesse o Instagram @doriart4.)
Comentários